Publicidade

Wave Festival

Cristian “Ritalin” Leon

Diretor Geral Criativo MRM//McCann Santiago | Chile

Publicitário Criativo pela Universidad del Pacifico e diplomado em Management Estratégico na Columbia Business School, “Ritalín” trabalhou com importantes contas locais e globais, como Nespresso, Entel, Opel, Nestlé, L´Oreal, Ripley, Bimbo, Marinela, GM, Rodenstock, Mastercard e Coca-Cola, entre outras.

Fanático pela cultura digital, em 2007 foi nomeado Assessor Digital para McCann Worldgroup. Meses mais tarde, passa a ser Diretor Geral Criativo da MRM, a agencia digital e experimental de McCann, trabalhando para integrar as disciplinas do grupo. Em menos de 3 anos, MRM se torna a agencia criativa mais premiada do grupo McCann nos últimos anos ao desenvolver as primeiras campanhas da região que combinam a publicidade massiva, a gamificação, o marketing direto e a publicidade digital; proporcionando-lhe inúmeros reconhecimentos tantos criativos como de efetividade.

Como criativo “agnóstico” das mídias – nascido em Off-line, conhecedor do Marketing Direto e apaixonado pelo digital – tornou-se com o tempo em um dos primeiros especialistas em estratégias integradas da América Latina. Gamer, blogger e um dos primeiros twitteros no Chile, Ritalín também foi palestrante de importantes seminários de marketing e inovação na América Latina, professor de diplomados em Santiago, Bogotá, Lima e México; mentor na Start-Up Chile e um dos fundadores do comitê de criatividade da IAB. Colunista na AMDD, jurado em Effies, Wave, Achap, IAB, Big!, Amautas, NY Festivals e El Ojo. Em 2012 foi nomeado vice-presidente de Integração Digital para McCann Santiago, com a missão de integrar as disciplinas da maior agencia do Chile. Cinco anos mais tarde, Ritalín volta a agencia integrada da McCann Worldgroup, MRM//McCANN, com foco no relacionamento, na inovação e na articulação de uma agencia com um delivery absolutamente integrado com cada um dos seus clientes.

Entre seus prêmios, destaca-se tanto a efetividade como a criatividade:  Effies, Fiap, El Ojo, Wave, NY Festivals, Big!, Amautas, FIP, IAB, Achap; nomeações a Marketing Best Chile e prêmios por performance e criatividade de IPG y McCann Latinoamérica.

Outros Jurados