Meio&Mensagem
Publicidade

Wave Festival

Adiado para 2022

A publicidade passa. O design permanece

Para Cristián Sanhueza, diretor geral associado da agência Porta 4 Diseño e presidente da categoria Design no Wave Festival in Rio, o design é a base de uma marca.

Camila Rezende
11 de abril de 2017 - 8h08

Para Cristián Sanhueza, diretor geral associado da agência Porta 4 Diseño e presidente da categoria Design no Wave Festival in Rio, o design é a base de uma marca

“O design é a conexão mais pura e verdadeira entre a marca e o consumidor”, afirma Cristián Sanhueza, presidente da categoria Design no Wave Festival. Para ele, o bom uso do branding na publicidade será maior quando as empresas e as marcas passarem a entender a importância do design. Veja mais detalhes na íntegra da entrevista abaixo.
1) O que podemos dizer hoje dos projetos que envolvem design para as marcas?
Nos últimos 5 a 10 anos, o design, em todas as suas expressões, teve um crescimento exponencial, sobretudo na América Latina.
Creio que aumentou o valor e a importância como uma ferramenta de negócio, mais do que uma expressão meramente estética.

2) Esse quesito tem sido bem explorado nas campanhas publicitárias feitas na América Latina?
O branding representa a alma da marca. A publicidade é sua expressão e sua forma de se conectar com as pessoas, que obviamente deveria estar unido em algum ponto.
Funcionam em um sistema complementar, cada uma em um nível distinto.
Algumas marcas que usam seu branding como elemento de comunicação, Copec no Chile ou Havaianas no Brasil, tiveram muito êxito e criaram uma identidade através da sua marca.
Não é uma fórmula que funciona sempre, porém se está bem desenvolvido funciona.
O bom uso do branding na publicidade será maior quando as empresas e as marcas passarem a entender a importância do design.

3) Como o design é utilizado para se tornar um diferencial e elemento de identificação com o público-alvo?
O design é o primeiro e fundamental incremento que todas as empresas deveriam fazer como elemento de identificação. Acredito que hoje a publicidade dá conta disso, mas ainda não é suficiente. O design é a conexão mais pura e verdadeira entre a marca e o consumidor. O design está na sua casa, em seu quarto, no seu trabalho, é um fator presente e ativo todo o dia, todos os dias.
A publicidade passa, o design permanece.
O design está concebido como o principal elemento diferenciador, é a base de uma marca, o que não o entende não vai transcender.

4) Quais critérios serão levados em conta para avaliar trabalhos nessa categoria?
Para mim, é importante avaliar a estratégia do design, o conceito e uma execução perfeita.
Tudo deverá ser conectado e entrelaçado.

5) O Wave Festival completa 10 anos em 2017. Qual sua avaliação a respeito do amadurecimento do evento ao longo de suas edições?
Se manter por 10 anos já uma grande conquista. Amadureceu, o nível das peças cresceu e se converteu em um festival onde tem que se estar. Os seminários desenham cenários relevantes e se discutem temas que ajudam a todos a entender melhor o que está passando.
É um lugar que nos permite compartilhar experiências e visões. Além disto, é a antessala de Cannes, o qual o transforma em um festival estratégico e muito relevante.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio

Realização