Social Change / Prata
Título: Whopper em Branco
Categoria: A01.Social Change
Agência: DAVID
Anunciante: Burger King
Sinopse: A últimas eleições presidenciais foram o caos no país. Amigos brigando, familiares deixando de se falar e uma apatia nunca antes vista, que foi traduzida em números: 29% dos eleitores pretendiam votar em branco ou nulo. Se branco e nulo fossem candidatos, eles poderiam vencer as eleições.
Mas quando alguém vota em branco, abre mão do direito de escolher do seu jeito e quando fazem isso outros escolhem por eles. Como Burger King tem no seu slogan a mensagem “do seu jeito”, era hora de incentivar o público a exercer seu direito de escolha, numa das eleições mais polêmicas de todos os tempos. Para isso, fizemos elas provarem o godto de votar em branco, com o hambúrguer mais famoso do BK: Whopper.
Sinopse em inglês: In Brazil, voting is mandatory, but people can still choose to vote in protest by pressing the blank ballot or selecting a nonexistent number (the null vote).
In the last presidential elections, voter apathy reached an all-time high, with 29% of voters intending to vote blank or null, according to the pre-election polls – a number that would surpass all candidates.
But when people vote blank, they give up their right to have it their way, and when they do this, others choose on their behalf. So, we let them try the taste of voting blank, Burger King’s most famous burger: Whopper.
Informações adicionais: Após a Copa do Mundo, eleições era o principal assunto nas redes sociais, grupos de whatsapp, bares, em todos os lugares.
O último president do Brasil sofre impeachment, o presidente anterior está na prisão e o Brasil continua como um dos países mais corruptos do mundo.
Eram 13 candidatos para os eleitores escolherem e. mesmo assim, o voto em branco estava liderando as pesquisas.
Informações adicionais em inglês: After the World Cup, people could only talk about the elections on social media, whatsapp groups, at the bars and, in fact, wherever you went.
The last Brazilian president was impeached, the one before her is in jail and Brazil remains to be one of the most corrupt countries in the world.
Thus, it was the most heated elections ever and despite having 13 candidates to choose from, voters didn’t know who to vote for and the blank vote was leading the polls.
Produtora Delicatessen Filmes: Produtora de video
Produtora Jamute: Produtora de audio
Produtora The End:
Managing Director: Sylvia Panico
Vice Presidente de Criação: Rafael Donato
Diretor de criação: Edgard Gianesi
Redator: Maicon Silveira, Mayara Ribeiro, Lucas Vigliar, Bernardo Tavares
Diretor de arte: Paulo Damasceno, Thiago Ferreira
Diretor de atendimento: Carolina Vieira
Atendimento: Rafael Giorgino, Juliana Chediac, Roberta Magalhães, Martina Adati
Produção: Fabiano Beraldo, Brunno Cunha
Planejamento: Daniela Bombonato, Carolina Silva
Head of Innovation: Toni Ferreira
Mídia: Marcia Mendonça, Mateus Madureira
Social Media: Lucas Patrício
Diretor de Cena: Décio Matos Jr.
Aprovação Cliente: Fernando Machado, Marcelo Páscoa, Thais Nicolau, Natalie Bursztyn, Raffaella Martellini
Assessor de Imprensa: Sandra Azedo
Patrocínio