“Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?” dá Blue Wave para David e Coca-Cola
Ação interna feita no Dia Internacional do Orgulho LGBTQ repercutiu nas redes sociais e convenceu o júri do Wave Festival a conceder o troféu que reconhece a grande ideia do ano
Alexandre Zaghi Lemos
22 de maio de 2018 - 18h44
No dia 28 de junho do ano passado, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ, a Coca-Cola distribuiu aos funcionários de sua sede, no Rio de Janeiro, latas personalizadas, com os dizeres “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”. Dentro das embalagens de Coca-Cola, havia Fanta Laranja de verdade. O produto foi distribuído nas geladeiras dos 13 andares da sede da empresa, no bairro de Botafogo.
A ação criada pela David gerou muita repercussão nas redes sociais, primeiramente com posts dos próprios funcionários da Coca-Cola. Houve dúvidas no público se o produto estava sendo comercializado e, embora fosse uma ação interna, repercutiu como uma campanha e a empresa precisou informar publicamente que a edição especial da latinha não seria colocada à venda.
“Acreditamos que ações como essa geram orgulho e empatia e ajudam na cultura positiva do nosso dia a dia”, afirmou, na época, Marina Peixoto, diretora de comunicação da Coca-Cola Brasil. De acordo com a Coca-Cola, o objetivo de criar uma lata especial foi o de “reconhecer quem ignora rótulos, desafia os preconceitos e assume quem realmente é”. Veja, mais abaixo, na íntegra, o e-mail que foi enviado aos funcionários da Coca-Cola, explicando a ação.
O case acaba de ser escolhido como vencedor do Blue Wave de 2018, a área do Festival Latino-¬Americano de Criatividade focada escolher a grande ideia do ano entre os cases mais disruptivos e inovadores. O júri dessa categoria não concede Ouros, Pratas e Bronzes, apenas o troféu principal, e foi presidido neste ano por André Kassu, sócio da CP+B Brasil. No shortlist, havia outros quatro cases, sendo três brasileiros: “Next. Um novo banco conectado pelo design”, da R/GA para o Bradesco; “Nosferatu”, da AlmapBBDO para Getty Images; e “Safe Cap”, da GTB para a Ford. E um quarto case vindo de uma agência dos Estados Unidos: “Unprejudiced”, da We Believers para o Burger King e a Pepsi da Argentina.
O Blue Wave e todos os demais prêmios do Wave Festival 2018 serão entregues na noite desta quarta-feira, 23, no hotel Grand Hyatt, no Rio de Janeiro, onde todos os júris estão reunidos presencialmente desde segunda, 21.
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