Meio&Mensagem
Publicidade

Wave Festival

27 A 29 DE MAIO DE 2019

Radio & Audio / Prata

Título: Samsung
Agência: CHEIL BRASIL
Anunciante: Samsung



Diretor de criação: Claudio Lima e Sergio Alves – ECD // Ricardo Miller e Fabio Baraldi – CD

Produtor da agência: Luzia Oliveira

Redator:: Ricardo Miller e Pedro Carreira

Atendimento: Evandro Guimarães, Denise Azevedo e Lilian Lima

Produtora de som: Shuffle

Outros créditos: Guilherme Barros e Pedro Carreira – Criadores da metodologia

Sinopse: BACKGROUND: Em 2016, como parte de suas ações de Responsabilidade Social Corporativa, a Samsung Brasil desenvolveu uma iniciativa para trazer mais acessibilidade a deficientes auditivos: o Teatro Para Todos os Ouvidos. Em 2018, a Samsung queria expandir essas iniciativas. Então, eles pediram à Cheil Brasil para desenvolver um novo projeto, agora voltado para deficientes visuais. O objetivo é promover uma melhor qualidade de vida e acessibilidade através da tecnologia. A Samsung quer ser vista como a marca que cria inovações para a evolução humana que movem o mundo adiante, permitindo que as pessoas façam o que antes não podiam. A iniciativa deve reforçar a linha de marca: faça o que você não pode. // ESTRTÉGIA: Além de todas as dificuldades já conhecidas, os deficientes visuais enfrentam outro grande desafio: o isolamento social. Na maioria das vezes, eles se sentem sozinhos. Seu círculo social é restrito à família e a alguns amigos: a maioria deficiente visual também. E mesmo na família há ainda uma distância pela diferença de realidades. Por isso, mais do que promover acessibilidade, a Cheil Brasil buscou uma ideia que tivesse o poder de integrar as pessoas com deficiência visual, promovendo a inclusão social. A música foi usada como ponto de partida porque, em curto prazo, tem uma capacidade única de reunir pessoas e, a longo prazo, é uma poderosa ferramenta terapêutica. Quem toca um instrumento, aumenta estatisticamente seu círculo social. Através da música e da tecnologia, a Samsung criou novas possibilidades para os deficientes visuais. // IDEIA: Audio Chords permite aos deficientes visuais aprenderem a tocar músicas no violão, sem a necessidade do braille. Antes de aprender a tocar violão, um deficiente visual precisa saber braille. No mundo, apenas 7% sabem. E para quem domina o braille ainda há um desafio: ler as cifras e tocar violão ao mesmo tempo. O Audio Chords é a primeira tecnologia assistiva de áudio para deficientes visuais aprenderem a tocar guitarra sem a necessidade do braille. Um guia de voz acrescentado à música dita o acorde no exato momento em que ele precisa ser tocado. Para iniciantes foi desenvolvido um áudio dicionário que ensina a tocar os acordes. Audio Chords é acessado em uma plataforma 100% blind friendly, de qualquer lugar.

Transcrição do spot: Como funciona: 1 A pessoa com deficiência visual acessa a plataforma (na fase um) através de qualquer navegador: desktop e mobile. 2 Ela escolhe a música que quere aprender usando o recurso de acessibilidade de voz disponível. 3 Durante a música, um guia de voz dita o acorde no exato momento em que ele precisa ser tocado. 4 Para iniciantes, há um áudio dicionário que ensina o aluno a tocar os acordes. A plataforma é 100% amigável para pessoas com deficiência visual.

Tradução do Spot para inglês: How it works:1 Visually impaired access Audio Chords (in phase one) via any browser: desktop and mobile.2 They choose the music they want to learn using the voice accessibility resource available in the platform.3 During the music, a voice guide dictates the chord at the exact moment it needs to be played. 4 For beginners there is an audio dictionary that teaches the student how to play the chords. The platform: 100% blind friendly

Diretor de Arte: Fabio Baraldi e Guilherme Barros

Produtora: Volcano Hotmind

Diretor: Giancarlo Barone

Sinopse em Inglês: BACKGOUND: In 2016, as part of Samsung Corporate Social Responsibility, Samsung Brazil developed one initiative to bring more accessibly to hearing impaired: Theater For All Ears. In 2018, Samsung wanted to expand this agenda. So they asked Cheil Brazil to develop a brand new project, now focused on visually impaired. The objective is to promote a better quality of life and accessibility through technology. Samsung wants to be seen as the brand that creates human-drive innovation that moves the world forward, allowing people to do what they can’t. The initiative should reinforce the brand line: Do What You Can’t. // STRATEGY: Besides all the difficulties already known, the visually impaired face another great challenge: social isolation. Most of the time, the visually impaired feel alone. Their social circle is restricted to the family and some friends: most of them visually impaired as well. And even in the family there is still a distance by the difference of realities. Therefore, more than accessibility, Cheil Brazil sought an idea that had the power to integrate visually impaired with others and promote social inclusion. The music was used as starting point because in short term, its has an unique ability to gather people and in the long term its a powerful therapeutical tool. Who plays an instrument, statistically increases their social circle. Through music and technology Samsung created new possibilities to visually impaired. // CREATIVE IDEA: Audio Chords transform popular music songs in such way that allows visually impaired to learn to play guitar by themselves, without the need of braille. Before learning to play guitar, a visually impaired needs to know braille. In the world, only 7% know. And for those who knows braille there is still a challenge: to read the score and play the guitar at the same time. Audio Chords is the first voice assistive technology for visually impaired to learn to play guitar without the need of braille. A voice guide dictates the chord at the exact moment it needs to be played. For beginners were developed an audio dictionary which teaches to play the chords. Audio Chords can be accessed in a 100% blind friendly platform, from anywhere.

Patrocínio

Apoio

Realização